Qualquer pessoa pode empreender no mercado de certificação digital. Seja empresa, profissional liberal ou autônomo.
O primeiro passo é você estudar sobre as utilidades dos Certificados Digitais e entender quem precisa deles. Se você atende profissionais que fazem uso de algum tipo de Certificado Digital, você tem um grande potencial para empreender nesse mercado.
O Certificado Digital é uma identidade eletrônica que oferece garantia em assinaturas de documentos e transações, tornando os processos mais eficientes, sustentáveis e organizados. Sua utilização permite a economia de papéis e facilita a gestão de documentos para pessoas físicas e jurídicas. Com total segurança, é possível assinar contratos, emitir notas fiscais, realizar transações bancárias, enviar declarações, emitir laudos médicos, assinar prontuários, escriturações fiscais e contábeis, entre outras funções. É importante conhecer suas funcionalidades para que os clientes se interessem em adquiri-lo. O Certificado Digital comprova sua praticidade no dia a dia e assegura a integridade dos documentos assinados, identificando quaisquer alterações.
Clique aqui para baixar um guia completo sobre as funcionalidades dos certificados digitais.
Então é simples: qualquer pessoa pode empreender nesse mercado, desde que atenda público compatível.
Por isso, existem cinco grandes segmentos que mais tiram proveito desse mercado que só cresce. São eles:
Profissionais de Contabilidade
Contadores e demais profissionais que cuidam da rotina contábil de seus clientes.
Como a rotina contábil só é possibilitada pelos certificados digitais das empresas, logo temos aqui uma grande reserva de mercado onde o próprio contador pode fazer a emissão e renovação dos certificados digitais dos seus clientes.
Profissionais de Sistemas
Desenvolvedores e representantes de Sistemas de Automação Comercial, como progrmas para emissão de notas fiscais, sistemas de frente de caixa e demais sistemas ECR utilizam os certificados digitais dos seus clientes.
Sendo assim, esses profissionais podem tirar proveito do cliente já conquistado e agregar ao seu portfólio mais um serviço, o de certificação digital!
Profissionais de Informática
Lojas de informática e empresas de suporte especializado à empresas também saem na frente ao empreender nesse mercado.
Representantes de Associações Médicas e de Advogados
Atualmente, diversos profissionais fazem o uso do certificado digital no seu dia a dia profissional. É o caso de médicos e advogados. Portanto, quem trabalha nessas instituições ou em contato com profissionais dessas áreas, podem empreender nesse mercado.
Como começo um novo empreendimento com Certificados Digitais?
Existem três maneiras pelas quais você pode aproveitar o Certificado Digital em sua prática comercial: Como um Vendedor Parceiro, como um Ponto de Atendimento, como uma Autoridade de Registro ou Gestor Comercial. Continue lendo para obter mais informações sobre essas opções, como escolher a melhor para você e como os recursos do Certificado Digital podem ser benéficos para seus clientes.
01 – Sendo um Vendedor Parceiro Mult
Você pode ser hoje mesmo um Parceiro Vendedor Mult. Essa forma de empreendimento se caracteriza pela venda, gestão de clientes e gestão financeira de uma operação em Certificação Digital que utiliza nossa central de atendimento para realizar a emissão e validação dos certificados.
- O cliente compra o certificado diretamente com o Vendedor Parceiro;
- O Vendedor Parceiro cobra como quiser e garante margens de lucratividade de até 140%;
- O Vendedor Parceiro lança o pedido do cliente no seu painel gestor;
- O pedido vai então para uma fila de atendimento em nossa central de Agentes de Registro;
- Nossos Agentes de Registro entram em contato com o cliente e fazem a emissão por vídeo conferência no horário agendado.
Esse modelo de operação exige zero investimento e você já começa lucrando alto! Você pode vender para o Brasil todo, desde que a validação seja por vídeoconferência ou online.
Como atuar como Vendedor Parceiro?
É possível se tornar um Vendedor Parceiro de forma simples, entrando em contato através da nossa página de Parceria. Após o envio das informações, um dos consultores da empresa entrará em contato, para explicar todo o processo e já liberar os seus acessos e treinamentos.
02 – Sendo um Ponto de Atendimento
Se credencie ou credencie um colaborador como Agente de Registro. Sendo responsável por todas as etapas do atendimento e emissão, você garante maior margem de lucro e liberdade operacional para estratégias e parcerias comerciais. Não perca atendimentos presenciais e agregue valor ao portfólio do seu negócio.
Nesse modelo de empreendimento você toma conta de todo o processo, desde à venda até o pós atendimento. O custo para credenciar um Agente de Registro é muito baixo e você já começa lucrando até 300% na venda do certificado digital.
Tenha liberdade para emitir presencialmente, online e por videoconferência, podendo assim, vender para o Brasil todo!
Como empreender com um Ponto de Atendimento?
O primeiro passo é entrar em contato através da nossa página de Parceria. Após o envio das informações, um dos consultores da empresa entrará em contato, para explicar todo o processo. O credenciamento de um novo Agente de Registro leva de 7 a 21 dias.
03 – Constituindo uma Autoridade de Registro
A constituição de uma Autoridade de Registro (AR) se trata de uma forma de empreender com Certificado Digital, por meio da formalização de uma empresa. O seu foco é a captação e registro dos interessados na obtenção do documento eletrônico.
Todas as ARS contam com o suporte de Autoridade Certificadora, empresa com autorização legal para emitir o Certificado Digital. Portanto, é a elas que as ARS solicitam a emissão para os seus clientes interessados.
A AR, ao realizar o processo de emissão de um Certificado, confere as informações de seus clientes e a sua identidade para garantir que estão corretas. Esse procedimento é fundamental, uma vez que a obtenção desse documento garante a autenticidade de assinaturas.
Isso significa que, por meio dele, é possível afirmar que foi seu titular que assinou, e sua utilização garante validade jurídica. Dessa forma, não pode haver equívocos quanto aos procedimentos de conferência de identidade.
Os procedimentos devem seguir o mesmo rigor para pessoa física ou jurídica.
Como se tornar uma Autoridade de Registro?
O primeiro passo para empreender com o Certificado Digital, através da criação de uma AR, é procurar por uma Autoridade Certificadora confiável para o fornecimento dos Certificados Digitais.
Para selecionar a empresa, o ideal é avaliar quanto suporte ela oferece para as ARs e a margem de lucro. Além disso, colocar na ponta do lápis os investimentos e retorno é uma boa forma de garantir a escolha certa.
Em seguida, é necessário constituir uma empresa destinada a esse fim. Depois, deve-se fazer o credenciamento no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Na AC Mult, ARs em credenciamento recebem o suporte necessário para que o processo seja realizado de forma rápida e organizada.
Por fim, basta aguardar a publicação pelo Diário Oficial, no qual consta a oficialização da empresa para atuar no mercado.
Além dessas burocracias, há outros detalhes aos quais se deve atentar, para atuar com essa forma de empreendimento. Por exemplo, contar com uma sede para oferecer atendimento presencial. Com tudo pronto, você já pode começar a empreender e divulgar os Certificados para os seus clientes!
Escolha seu modelo de negócio e comece hoje mesmo!
Agora que você já deu uma olhada sobre as possibilidades de empreendimento conosco, entre em contato hoje mesmo e inicie uma nova jornada com ótima rentabilidade e resultados surpreendentes!